Tecnologia do Blogger.
RSS

Produzido por estudantes de nutrição da Universidade de Brasília, esse blog viabilizará informações diversificadas a respeito de uma molécula que saiu dos livros de Química e acabou caindo na boca do povo: O Colesterol.

Curiosidade da Semana!

 Fitoesteról é um análogo ao colesterol.
Já foi citado por aqui que a fonte exógena de colesterol é de origem animal, mas será que alimentos provenientes de fontes vegetais são isentos de substâncias semelhantes a esse lipídio? Pode-se afirmar que não.
 Exercendo funções estruturais análogas ao colesterol nas membranas celulares em tecidos animais, existem os chamados fitoesteróis, que como os esteróis, são diferenciados pela cadeia lateral ligada ao anel tetracíclico (veja imagem ao lado). Alguns exemplos de fitosteróis são os seguintes: beta-sitosterol, campesterol e stigmasterol.

 Presentes em pequenas quantidades nos alimentos como óleos vegetais, nozes e hortaliças, os fitoesteróis têm a capacidade de reduzir a absorção de colesterol total, através de um mecanismo de competição que ocorre no intestino delgado quando, devido à semelhança estrutural entre as moléculas, há uma inibição da absorção do colesterol, o que reduz os níveis de LDL (“mau” colesterol) no sangue.

 Esse benefício ocorre no consumo regular desse lipídio, contudo, a quantidade ingerida diariamente dificilmente atinge o recomendado, podendo ser suprida através de alimentos enriquecidos com os fitoesteróis. Deve-se ter cuidado também quanto ao seu consumo em excesso, pois estudos demonstraram que a alta absorção pode levar a fitoesterolemia, relacionado à risco de doença cardiovascular.


Fontes: 1 - 2 - 3

Tirapegui,J. Nutrição: Fundamentos e aspectos atuais. São Paulo, 2ed.Atheneu, 2006.

Marzzoco, Anita. Bioquímica Básica. Rio de Janeiro, 2ed.Guanabara, 1999.


                                                                                                                                       Postado por Ana Carolina.




   

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário