Tecnologia do Blogger.
RSS

Produzido por estudantes de nutrição da Universidade de Brasília, esse blog viabilizará informações diversificadas a respeito de uma molécula que saiu dos livros de Química e acabou caindo na boca do povo: O Colesterol.

Liraglutide: Conheça um pouco mais sobre esse novo medicamento.

      Há quatro meses entrou em circulação no Brasil um novo medicamento para o tratamento da Diabetes tipo 2, o Liraglutide, de nome comercial Victoza.
O liraglutide é uma substância sintética que age de forma semelhante às incretinas, hormônios sintetizados pelo intestino e regulam, entre outras coisas, a secreção de insulina e glucagon e a sensação de saciedade.           

      Seu uso é indicado a portadores da Diabetes tipo 2 por ter demonstrado em estudos, diversos benefícios à saúde quando associado a uma alimentação equilibrada e atividade física adequada. O tratamento obteve resultados satisfatórios ao promover perda de peso, melhoras na pressão sanguínea e nos níveis de glicemia, redução na circunferência da cintura e mudanças nos níveis de colesterol. Quanto a este último, houve um significativo aumento do HDL (high-density lipoprotein) e redução do LDL (low-density lipoprotein), lipoproteínas responsáveis pelo transporte de colesterol nos tecidos.

      Maiores níveis de HDL são importantes para reduzir a concentração de colesterol nos tecidos, uma vez que essa lipoproteína transporta tal lipídio ao fígado, podendo ser reutilizado na formação de sais biliares e excretado como esse composto. Já o LDL contribui de forma contrária ao organismo por distribuir colesterol aos tecidos, que quando em excesso torna-se um fator de risco de doenças cardiovasculares.
  
Qual a relação entre Diabetes tipo II e colesterol?


     O que acontece nesse tipo de diabetes é a dificuldade das células em responder à insulina, não absorvendo a glicose em excesso no sangue e causando a hiperglicemia.
  Essa doença não tem uma causa específica conhecida, contudo sabe-se que fatores como hereditariedade, idade geralmente maior que 40 anos e estilo de vida problemático são agravantes no seu desenvolvimento, associado, portanto, a vários fatores de riscos de doenças cardiovasculares. Entre eles, encontra-se a hipercolesterolemia, o qual o excesso de colesterol pode resultar na obstrução das artérias por acúmulo de placas de gordura, prejudicando a irrigação de tecidos. Como exemplo, pode-se citar a obstrução de alguma artéria no cérebro, causando sua dilatação e um possível AVC (acidente vascular cerebral).                        
                 


      Umas das questões que vêm surgindo sobre o Victoza é seu uso para emagrecimento em pacientes não-diabéticos. Os estudos realizados e os resultados obtidos fazem do Victoza um medicamento para os portadores da Diabetes Mellitus tipo 2, quando alimentação e atividade física adequadas são insuficientes no controle da glicemia, e os efeitos colaterais mais recorrentes de seu uso (náusea, vômito, dores de cabeça e hipoglicemia) foram analisados nas pessoas com diabetes, sendo ainda escassos os estudos sobre os efeitos do medicamento em obesos não-diabéticos ou apenas não-diabéticos.
                                                                
      Apesar de divulgações, como a da Revista Veja, há um grande equívoco ao tratar do liraglutide como um remédio para emagrecimento. A ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – divulgou uma nota esclarecedora em seu site sobre o Victoza, confirmando que sua indicação não é para emagrecimento, e que como tal, oferece riscos à saúde.

      Considerando que qualquer medicamento deve ser previamente estudado para iniciar um tratamento, o Liraglutide, apesar de ter demonstrado eficácia na redução de peso e seus efeitos colaterais serem passageiros, deve ser utilizado como demonstra sua indicação na bula, no tratamento da Diabetes Mellitus tipo 2, e não para fins de emagrecimento, no tratamento da obesidade.



Fontes: 1 - 2 - 3 -

Revista Veja
Edição 2233 – ano 44-nº 36, em 7 de setembro de 2011, pág.98.



                                                                                                                             postado por Ana Carolina.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário