Tecnologia do Blogger.
RSS

Produzido por estudantes de nutrição da Universidade de Brasília, esse blog viabilizará informações diversificadas a respeito de uma molécula que saiu dos livros de Química e acabou caindo na boca do povo: O Colesterol.

A importância das fibras para o colesterol

 
Como muitos sabem as frutas, verduras, alimentos integrais, são muito importantes na nossa alimentação, e são as principais fontes de fibras na nossa dieta.
Existem dois tipos de fibras: as solúveis e as insolúveis.
As solúveis proporcionam uma redução no esvaziamento gástrico, o que proporciona uma maior saciedade,  atraso na absorção da glicose, diminuição dos níveis de colesterol presentes no sangue, e também podem ajudar a diminuir os casos de alguns tipos de câncer, como os de cólon (intestino grosso), estômago e câncer de mama. A principal fibra solúvel é a pectina, encontrada em algumas frutas, leguminosas, vegetais.
As insolúveis fornecem o aumento do bolo fecal, ajuda a melhorar o funcionamento intestinal. Estas fibras são encontradas em todos os alimentos vegetais, e a sua maior parte está em grãos de cereais como milho, soja, e em frutas como maçã, ameixa e pêra. 

Tipo de fibra
Alimento
folhas (alface, couve, agrião)
raízes (batata, batata doce, mandioca)
sementes (cereais, feijão, lentilha, ervilha)
frutos (maçã, tomate, mamão, abacaxi)
insolúveis
 +++
  +++
++++
      ++
solúveis
   ++
     ++
++++
    ++++


Evidências sugerem que as fibras solúveis são as principais quando se trata de diminuir os níveis de colesterol, sempre lembrando que as duas são muito importantes para a nossa saúde. A fibra solúvel age reduzindo o colesterol, a partir da sua capacidade de diminuir a quantidade de bile reabsorvida nos intestinos.
Funciona mais ou menos assim:
-A fibra interfere na absorção da bile;
-Essa bile é excretada nas fezes;
-Para compensar a perda da bile o fígado produz sais biliares, e o corpo usa o colesterol para fabricar sais biliares;
-Para conseguir o colesterol suficiente para a produção de uma quantidade maior de sais biliares o fígado aumenta sua produção de receptores de LDL;

Esses receptores de LDL são os responsáveis pela saída dessas moléculas pela corrente sanguínea. Então quanto mais sais biliares forem produzidos no fígado, mais colesterol LDL é retirado do sangue. Também existe a possibilidade de que um dos ácidos graxos de cadeia curta, que são originados da fermentação da fibra solúvel no intestino grosso, possa inibir a quantidade de colesterol produzido pelo fígado.

 

O farelo de aveia, e a aveia em si, é rica em beta-glucana, uma forma solúvel de fibra, que reduz o colesterol total e principalmente o colesterol LDL (dito colesterol ruim).








Uma dieta com um fator considerável de fibras, tem sido associada à diminuição do risco de doenças cardiovasculares, independente do consumo energético, de gordura ou alguns outros fatores que possam comprometer a dieta. Cada parte do intestino grosso tem diferentes tipos de bactérias, cada uma com preferência para um certo tipo de fibra, tanto solúveis como insolúveis. Ou seja, para um bom funcionamento intestinal, o recomendado é ingerir os dois tipos de fibras.


                                                           
  Fonte: 1 - 2                              

                                                             Postado por Ingridy Luana  

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Unknown disse...

MUito bom!

Postar um comentário