Tecnologia do Blogger.
RSS

Produzido por estudantes de nutrição da Universidade de Brasília, esse blog viabilizará informações diversificadas a respeito de uma molécula que saiu dos livros de Química e acabou caindo na boca do povo: O Colesterol.

Fibratos

Para o tratamento de algumas doenças cardiovasculares e até mesmo para a sua prevenção, são administrados alguns medicamentos. Mas vale ressaltar que os medicamentos não fornecem a devida eficácia quando o estilo de vida do paciente não é saudável, ou seja, quando este leva uma vida sedentária, com muita ingestão de alimentos ricos em gordura, fuma ou bebe dentre outros fatores.
O medicamento de que venho falar chama-se fibratos, derivado do ácido fíbrico atua através das PPARα que apresentam efeito lipídico e também promovem a prevenção da inflamação da atereogênese atuando nas das células do endotélio, impedindo assim a formação de placas de gordura que podem gerar a aterosclerose. Ocorre então a inibição de interleucina – 6, cicloxigenase-2 e dos genes das prostaglandinas.
Como esse medicamento pode nos ajudar com as doenças cardiovasculares?
Um dos efeitos desse medicamento é a diminuição das proteínas que se encontram em fase aguda, do PCR e do fibrinogênio, que influenciam na promoção desse tipo de doença. Gera ainda um aumento da betaoxidação hepática dos ácidos graxos, reduzindo então o substrato que promove a síntese de triglicerídeos. Aumentam a concentração de HDL  no sangue devido a síntese das apoliproteinas AI e AII.
Quanto a sua toxidade: são medicamentos seguros e bem tolerados, sendo associado as vezes com as estatinas. Alguns efeitos colaterais apresentados, são: problemas gastrointestinais, secura na pele, diminuição da libido sexual entre outros.


Fonte: 1 - 2
 
                            Postado por Bruna Pedrosa

                                  


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário