Tecnologia do Blogger.
RSS

Produzido por estudantes de nutrição da Universidade de Brasília, esse blog viabilizará informações diversificadas a respeito de uma molécula que saiu dos livros de Química e acabou caindo na boca do povo: O Colesterol.

Ácidos graxos e o Câncer de Mama

O câncer de mama é, atualmente, o tipo de câncer mais incidente em mulheres e o representa o segundo lugar entre os outros tipos pelo mundo, e infelizmente, os índices não param de crescer. O pouco conhecimento das mulheres quanto à gravidade da doença pode ser responsável por esse aumento, juntamente pelo elevado custo do tratamento. Muitas só descobrem a doença quando ela está em um estágio avançado e prejudicial. As Américas e a Europa lideram o ranking, e pesquisas apontam o modo de vida ocidental como um fator determinante, principalmente, no âmbito da alimentação e o alto consumo de gorduras.
A causa da alta incidência do câncer de mama tem sido foco de muitas pesquisas em todo o mundo. Um deles está concentrado na análise da presença de gorduras na dieta das mulheres em diversas partes do mundo. Estudos com animais e observações recentes em humanos, têm mostrado evidências de que a dieta rica em ácido graxo linoléico estimula vários estágios no desenvolvimento de câncer mamário, no entanto, outros estudos mostram que o óleo de peixe, constituído de ácidos graxos w-3, parece prevenir o câncer pela influência sobre a atividade de enzimas e proteínas relacionadas à proliferação celular. 

As gorduras como ácidos graxos saturados, insaturados, poli-insaturados e trans estão sendo devidamente associados ao câncer de mama. O ácido linoleico tem um peso maior e é considerado um agravante nas metástases de tumores, no entanto, o ácido linolênico provoca uma ação inibidora competitiva sobre o ômega 6. Se for feito um contraste entre países, nos Estados Unidos, onde o consumo do ácido linoléico é alto, o índice de câncer é maior do que no Japão, onde a dieta é rica em acido linolênico.

Já estudos com o óleo de oliva e ácidos graxos monoinsaturados, revelam uma faísca de prevenção do câncer de mama com o ácido oléico, devido à presença da elevada quantidade de antioxidante e, principalmente, por vários agentes quimiopreventivos como carotenoides e ligninas. Na Europa, países como Espanha e Itália, por possuírem uma tradição com alimentos a base de óleo de oliva, possuem uma incidência de câncer de mama menor também em relação aos Estados Unidos.
De fato, o estilo de vida atual e a dieta rica em gorduras – principalmente as mais danosas como a trans- proveniente do mundo industrializado tem sido um sério agravante pra diversas doenças, entre elas o câncer de mama, no entanto, não estão completamente esclarecidos os efeitos da ingestão de gorduras quanto a prevenção do câncer. As pesquisas ainda estão em andamento e é necessário um maior aprofundamento. Mas por via das dúvidas, e como já foi dito em postagens anteriores, um consumo moderado de gordura é essencial para manutenção da saúde.
Então pessoas, em especial, mulheres, vamos fazer o movimento Outubro Rosa ter bons resultados. Dêem a devida atenção para sua dieta diária, vocês só tem a ganhar!!

Fonte: 1 2 3 
postado por Jean Paiva

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário