Tecnologia do Blogger.
RSS

Produzido por estudantes de nutrição da Universidade de Brasília, esse blog viabilizará informações diversificadas a respeito de uma molécula que saiu dos livros de Química e acabou caindo na boca do povo: O Colesterol.

Dieta vegetariana e níveis de colesterol e triglicerídeos.



         Um estudo que foi feito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(PUC-SP), teve o intuito de comparar os níveis de colesterol total,lipoproteína de alta densidade (HDL),lipoproteína de baixa densidade(LDL),e os valores de triglicerídeos de indivíduos vegetarianos em comparação com os onívoros.
    Participaram 76 indivíduos, onde eles se dividiam em onívoros,ovolactovegetarianos (que é a dieta vegetariana com a ingestão de ovos, leite e seus derivados), lactovegetarianos (com ingestão de leite seus derivados), e vegans (que não usa nenhum produto de origem animal como alimento).
       Nesta tabela são mostrados os níveis plasmáticos dos lipídios das amostras dos indivíduos segundo a dieta:
      Fica clara a diferença nos níveis de colesterol,LDL e triglicerídeo diminuindo de acordo com a restrição de produtos de origem animal. Já para a lipoproteína HDL e sua proporção com o colesterol total,os níveis aumentaram de acordo com a restrição.
      Se você quiser ter uma noção de como devem ser os níveis de colesterol e triglicerídeos, dê uma olhadinha nesta tabela :
 


    Outras pesquisas também mostram que algumas dietas,como a dieta mediterrânea, ajudam para um melhor perfil de colesterol no sangue.

Essa é a pirâmide da dieta mediterrânea.

         Os resultados obtidos pelos estudantes da PUC-SP não se diferem de outras pesquisas já feitas sobre esse assunto,entretanto em outras,não dividiram os grupos dos vegetarianos.
  Visto isso podemos associar a dieta vegetariana com menores valores de triglicerídeos,colesterol total e LDL em comparação com onívoros. E pensar no uso dessa dieta, principalmente a vegan, como medida de prevenção do aparecimento e até no tratamento de dislipidemias(aumento de lipídios no sangue,principalmente o colesterol e de triglicerídeos).
         Esse estudo mostra que a dieta vegetariana ajuda muito para os níveis de colesterol não ficarem acima do normal,mas foi feito apenas focado nos níveis dessas gorduras mencionadas. Então quem adere a essa dieta,tem que sempre tomar cuidado em variar sua alimentação,para não faltar algumas proteínas de uma importância muito grande, e que são encontradas na carne.



                                                                                              Postado por Ingridy Luana

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário