Tecnologia do Blogger.
RSS

Produzido por estudantes de nutrição da Universidade de Brasília, esse blog viabilizará informações diversificadas a respeito de uma molécula que saiu dos livros de Química e acabou caindo na boca do povo: O Colesterol.

Ingestão de ácidos graxos e o desenvolvimento mental

 Um um estudo feito por cientistas Britânicos (incluindo Robert Grimble) mostra que com a suplementação de ácidos graxos ômega 3 na dieta de crianças ocorre um desenvolvimento cerebral de três anos, em um período de 3 meses.
4 crianças acima do peso participaram do experimento, três meninos e uma menina e foram orientados a  reduzir o consumo de comidas pouco saudáveis e bebidas com gás. Essas crianças receberam um suplemento chamado VegEPA, no qual possui ácido graxo ômega-3 (2 cápsulas diárias).
Escaneamentos no cerébro dessas crianças após três meses mostraram uma grande mudança de uma substância química chamada N-acetilaspartato (NAA). Essa substância está ligada ao crescimento de fibras nervosas no cérebro.
Os responsáveis pelo estudo esperavam um crescimento pequeno de NAA, porém segundo Segundo Basant Puri, pesquisador do Imperial College, alerta que o crescimento foi proporcional ao que seria normalmente em três anos.
Entretanto, esse estudo enfrentou várias críticas devido algumas inconsistências nas evidências para chegar a conclusão de pesquisa. Robert Grimble relatou que estudos maiores deveriam ser feitos para esclarecer a questão: "Minha opinião é que não podemos chegar a nenhuma conclusão clara até um julgamento adequado é feito".

Mas temos outra pesquisa, realizada pela Dr. Alexandra Richardson e propõe resultados parecidos. Crianças com distúrbio da coordenação de desenvolvimento,  dificuldade de comportamente e aprendizagem foram tratadas com suplementação de ácidos graxos.
Desta vez, 117 crianças entre 5 e 12 anos participaram do experimento e o ômega 3 fez parte de suas dietas. O resultado não apresentou nenhum efeito do tratamento sobre as habilidades motoras , porém houve melhorias significativas em leitura, escrita e comportamento ao longo de 3 meses.
Lembrando que as melhorias nas habilidades de alfabetização e de comportamento encontrados na pesquisa  são consistentes com outros relatos de benefícios da suplementação de ácidos graxos entre crianças com dislexia.

  Portando leitores, podemos concluir que a ingestão de ácidos graxos Ômega 3, assim como apontam as pesquisas, tem ligação com os seguintes benefícios: 




Um alerta para a importância dessa substância em nossa mesa. Então aqui vão algumas dicas:
As principais fontes de Ômega-3 são os peixes (salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha, truta) e os óleos de peixe. Mas e se você não gostar de Peixe? Tudo bem, as sementes de linhaça e o óleo de linhaça são as ótimas  alternativas como fonte de Ômega-3.
É bom lembrar que a ingestão desses ácidos graxos não estão ligados somente aos estudos citados acima, mas também na  redução dos níveis de triglicérides e consequentemente redução dos riscos de doença do coração, combate a depressão, ações anti-inflamatórias, prevenção de alguns tipos de câncer e efeitos positivos em diabéticos. Eae, tá esperando o quê pra saborear um delicioso salmão?





Fontes: 12 - 3 - 4 - 5
                                                                                               Postado por Richard Cippollini

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário