Tecnologia do Blogger.
RSS

Produzido por estudantes de nutrição da Universidade de Brasília, esse blog viabilizará informações diversificadas a respeito de uma molécula que saiu dos livros de Química e acabou caindo na boca do povo: O Colesterol.

HDL: O que faz essa partícula ser chamada de Bom Colesterol ?

Não é novidade que o bom colesterol  é importante para a proteção de doenças cardiovasculares. Mas por qual razão? E o que é o colesterol bom?

Estrutura da HDL- Sean Davidson.
 A sigla em inglês significa lipoproteína de alta densidade. "O HDL representa a fracção de colesterol que circula na corrente sanguínea ligado às liproteinas plasmáticas de alta densidade", no qual são responsáveis pelo transporte do colesterol em excesso, da corrente sanguínea para o fígado, onde é catabolizado, ou seja, a missão dessa partícula ( O HDL ) é navegar pela circulação sanguínea em busca do colesterol abandonado pelo colesterol ruim, o LDL. O Que difere essa segunda do bom colesterol, é que o colesterol ligado a lipoproteína de baixa densidade é transportado do fígado para a corrente sanguínea.

Isso já responde nossas perguntas, não é mesmo? É simples pessoal!
Em resumo, a razão do HDL ser chamado de bom colesterol são suas funções de retirar o colesterol do sangue e levar ao fígado. Assim, diminui o colesterol das artérias e consequentemente as doenças cardiovasculares.

E para acentuar essa resposta, vamos recorrer a um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Cincinnatin, no qual detalha essa lipoproteína em nível molecular. 
O estudo consistiu em analisar a HDL isolado em plasma sanguíneo, os pesquisadores descobriram que uma proteína específica do “colesterol bom” chamada apolipoproteína A-I (imagem) provavelmente é responsável por seus benefícios à saúde. A superfície da HDL é majoritariamente ocupada por essa proteína, o que  influencia na interação com outras moléculas. Outra descoberta interessante foi a modificação estrutural da HDL, na qual se dobra , melhor adaptando-se para absorver mais gordura, interessante né pessoal?

Apesar da HDL e LDL serem bastante estudadas e estarem constantemente em foco quando se trata de colesterol, a apolipoproteína A-I é pouco conhecida, o que nos leva a crer que muito mais novidades vêm por aí.



Para saber mais sobre o assunto e tirar dúvidas frequentes, você pode ler a entrevista com Dr. Protásio Lemos da Luz. Ele é médico cardiologista, professor e pesquisador. Dirige a Unidade de Aterosclerose do  Instituto do Coração da Universidade de São Paulo. A entrevista foi realizada por Dráuzio Varella.









Fontes: 1 - 2 - 3 - 4
                                                 Postado por Richard Cippollini






  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário