Tecnologia do Blogger.
RSS

Produzido por estudantes de nutrição da Universidade de Brasília, esse blog viabilizará informações diversificadas a respeito de uma molécula que saiu dos livros de Química e acabou caindo na boca do povo: O Colesterol.

Vamos conhecer agora a LDL, também conhecida como o mau colesterol .

Já foi comentado neste blog sobre a lipoproteína HDL,que é vista como o ''bom colesterol''. Agora vamos conhecer um pouco mais da lipoproteína LDL(lipoproteína de baixa densidade).
Aquela que é famosa por ser o ''mau colesterol''.

Muitas pessoas se confundem ao falar sobre colesterol, por achar que o colesterol em si é quem faz mal para o nosso organismo,e pensar que ele se divide em bom e mau colesterol. Mas não é bem assim,o colesterol é sempre bom. O problema está nos meios de transporte dele,que são as lipoproteínas,elas é que são classificadas nesse parâmetro de boa ou ruim. Nesta postagem falarei sobre uma delas, a LDL.

A LDL é o principal meio de transporte de colesterol para o nosso corpo. Ela é a responsável de levar o colesterol para os tecidos periféricos, que possuem receptores específicos que reconhecem a apoB-100 (que é a principal apoproteína da LDL).
E como o papel da LDL é de distribuir, se ela danificar o colesterol, ela começa a causar problemas para o organismo. Problemas esses que podem chegar a causar doenças,por esse motivo ela é vista como o mau colesterol.

Agora vamos tentar entender a ligação do LDL com a doença aterosclerose:

Normalmente a LDL atravessa o vaso sanguíneo para levar vitaminas, colesterol para as células das paredes dos vasos. Só que acontece que se a LDL estiver alterada, quando entra no vaso ela fica retida. Para retirar a LDL que ficou retida, aparecem os macrófagos, que pegam as LDL's modificadas nas paredes dos vasos. Essa lipoproteína modificada (que na maioria das vezes vai estar oxidada)é tóxica, com isso o macrófago morre. E esse processo se repete várias e várias vezes, e assim fica acumulando o colesterol e os macrófagos mortos nas paredes dos vasos. E o acúmulo dessas placas de gordura é que vai fazer aparecer a aterosclerose.


Agora, para finalizar...ninguém vai sair por aí falando de mau lipoprotéina e boa lipoproteína né?! Mas quando ouvimos de falar de mau e bom, vamos lembrar que isso não se refere diretamente ao colesterol em si, e sim com suas lipoproteínas HDL e LDL.
O HDL visto como o bom colesterol, por retirar o excesso de colesterol acumulado nas artérias, atrasando o processo aterosclerótico. E o LDL, o vilão da história, porque ele quando em excesso deixa acumulado o colesterol nos tecidos.

                                                                         

NELSON,David.L ;COX,Michael.M; LEHNINGER, Princípios de Bioquímica.2. ed. São Paulo: Sarvier,  2000.                                                                     
                                                                                    Postado por Ingridy Luana
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário