Tecnologia do Blogger.
RSS

Produzido por estudantes de nutrição da Universidade de Brasília, esse blog viabilizará informações diversificadas a respeito de uma molécula que saiu dos livros de Química e acabou caindo na boca do povo: O Colesterol.

Colesterol: Hormônios esteróides e Vitamina D

Hormônios esteróides




A molécula de colesterol é precursora de todos os hormônios esteróides nos seres humanos, lembrando que esteróide é um lipídio que possui 17 carbonos dispostos em um anel tetracíclico. Tais hormônios são sintetizados no córtex da glândula adrenal e nas gônadas. Os mineralocorticóides, responsáveis pelo controle da reabsorção de íons inorgânicos pelos rins, e os glicocorticóides, que auxiliam na regulação da gliconeogênese e na redução da resposta inflamatória, são duas classes de hormônios o qual a síntese ocorre na glândula adrenal. Nas gônadas de ambos os sexos e na placenta, ocorre a produção dos hormônios sexuais, sendo estes a progesterona, os andrógenos e os estrogênios. 

Para que ocorra a síntese dos hormônios esteróides a partir de colesterol, é necessária a remoção de parte ou de todos os carbonos da cadeia lateral ligada ao C-17 do anel D da molécula.                                                                      
O local de remoção dessa cadeia lateral é na mitocôndria, ocorrendo a hidroxilação dos carbonos C-20 e C-22 e em seguida a clivagem da ligação entre eles. É formado o pregnenolona, que origina a progesterona por oxidação e isomerização. Da progesterona, ocorre a formação de hormônios como a aldosterona (mineralocorticóide), cortisol (glicocorticóide) e outros hormônios sexuais (andrógenos e estrogênios).
Clique na imagem ao lado para aumentá-la.

Vitamina D

As principais funções da Vitamina D são: Homeostase do cálcio e fósforo, absorção do cálcio e metabolismo mineral. É também considerada um hormônio esteróide por alguns autores, levando em consideração seu metabolismo quando proveniente da alimentação, sendo esta a vitamina D2 ou ergocalciferol, pelo qual é absorvida pelo intestino delgado e transportada com os quilomícrons e as lipoproteínas ao fígado.

  Mas qual a relação entre vitamina D e colesterol?

 O colecalciferol, ou vitamina D3, é resultado da transformação de uma molécula intermediária da via de síntese do colesterol, o 7-deidrocolesterol. Tal transformação ocorre na pele e resulta da ação dos raios ultravioleta do sol, sendo não-enzimática. O colecalciferol origina o calcitriol (1,25-di-hidroxicalciferol), a molécula ativa que atua como hormônio, sendo regulada homeostaticamente pelas suas concentrações e fornecimento de cálcio.
O calcitriol também pode ser formado pelo ergocalciferol transportado ao fígado, que é convertido de forma enzimática a 25-hidroxicolecalciferol e este, hidroxilado a calcitriol. 


Clique na imagem acima para aumentá-la.





Referências: 


NELSON, D. L.; COX, M. Lehninger – Princípios de Bioquímica. 3ed. São Paulo: Sarvier, 2002.
Tirapegui,J. Nutrição: Fundamentos e aspectos atuais. São Paulo, 2ed.Atheneu, 2006.


Portal São Francisco


Painel-Colesterol
                                                                            Postado por Ana Carolina


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Unknown disse...

Muito bom!

Postar um comentário