Tecnologia do Blogger.
RSS

Produzido por estudantes de nutrição da Universidade de Brasília, esse blog viabilizará informações diversificadas a respeito de uma molécula que saiu dos livros de Química e acabou caindo na boca do povo: O Colesterol.

Watch'n'Ask

Pergunta do grupo de Envelhecimento:


Qual é a relação entre colesterol, mecanismos de sinalização celular e entrada de patógenos nas células?



Um dos papéis mais importantes do colesterol no nosso organismo é construir as membranas e mantê-las firmes, para regular a fluidez da membrana em todas as temperaturas fisiológicas. A combinação da parte hidrofílica (o grupo hidroxila) da molécula do colesterol, com a outra parte da molécula (a parte hidrofóbica) faz dela uma molécula anfipática, ou seja, uma região hidrossolúvel, e outra lipossolúvel. Isso faz com que o colesterol seja um componente estrutural muito importante nas membranas, com a sua parte hidrofóbica posicionada para dentro e sua parte hidrofílica, para o meio extracelular.

Na membrana celular, o colesterol tem sido visto em processos de sinalização celular, ajudando na formação de balsas lipídicas na membrana plasmática. Essas balsas lipídicas são regiões especializadas da membrana celular que estão enriquecidas com lipídios e colesterol, assim, são mais rígidas que o resto da membrana.




Esse é um pequeno vídeo que explica um pouco mais sobre as balsas lipídicas.

OBS: Sobre a entrada de patógenos, confesso que não foi fácil e não conseguimos achar, de fato, algo coerente que possa ser relacionado ao colesterol.
O LDL é a principal molécula responsável pela presença do colesterol no sangue. A apolipoproteína B atua como um ligante para os receptores de LDL em várias células pelo corpo, ou seja, está indiretamente ligada a entrada de colesterol na célula. O LDL e seu receptor, após sofrerem endocitose, são responsáveis por formarem uma vesícula dentro da célula que se funde com a um lisossomo para a hidrólise dos ésteres de colesterol por meio de uma enzima chamada lipase ácida lisossomal. Assim, o colesterol no interior da célula tem duas funções: fazer biossíntese de membrana ou serem armazenados após esterificados.
A síntese do receptor de LDL é mediada pela proteína de ligação ao elemento de resposta a esterol (SREBP),mesma proteína reguladora usada no controle da síntese de colesterol. Na presença de grandes quantidades de colesterol na célula, a síntese do receptor LDL é bloqueada, assim, o novo colesterol na forma de LDL não pode ingressar na célula. No entanto, quanto menos colesterol a célula tem, mais receptores são feitos. Quando esse sistema fica desregulado, há o aparecimento no sangue de moléculas de LDL sem receptores nos tecidos periféricos. Com isso, essas moléculas de LDL são oxidadas e absorvidas pelos macrófagos, tornando se células densas e rígidas. Essas células, assim, começam a se fixar nas paredes dos vasos sanguíneos, ocasionando a formação de placas de gordura que são responsáveis por ataques cardiovasculares, derrames e o aparecimento da aterosclerose.

Fontes: 1 - 2

Postado por Ingridy Luana e Jean Paiva

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário