Tecnologia do Blogger.
RSS

Produzido por estudantes de nutrição da Universidade de Brasília, esse blog viabilizará informações diversificadas a respeito de uma molécula que saiu dos livros de Química e acabou caindo na boca do povo: O Colesterol.

Seminário e conteúdo.

Olá pessoal, ontem foi o seminário e queriamos mostrar pra vocês o conteúdo que abordarmos, para isso vamos utilizar do próprio banner que usamos na apresentação. É apenas um sucinto resumo.

Banner apresentado por Richard Cippollini

    Primeiramente, introduzimos o assunto da forma mais básica para se compreender o tema através dos ácidos graxos e seu metabolismo. Nesse banner está presente o conceito de ácidos graxos, como são denominados e suas principais funções, ligando a suas características.
   Logo após foi falado sobre seu armazenamento na forma dos triacilglicerois e as funções dessa molécula, sem deixar de lado como são feitas, de uma forma resumida foi relatado a sua reação e quando ocorre a sintese dos triacilgliceróis, ou seja, a lipogênese. Como o banner contia a síntese, não poderia faltar a degradação. A Hidrólise dos triacilgliceróis sintetizados a partir dos ácidos graxos que começaram a apresentação foram citados de forma bioquímica envolvendo hormônios e as enzimas envolvidas no processo. Claro, os resultados e as origens dos produtos dessa hidrólise foram falados, produtos esses sendo o Glicerol e ácidos graxos.
   Esses ácidos graxos liberados também tiveram explicação bioquímica sobre o seu possível destino.  Um esquema foi feito para o conhecimento da via de degradação metabólica de um dos produtos da lipólise : A Beta-oxidação. As etapas dessa via foram citadas até a degradação completa.
  E por fim, uma breve apresentação sobre a biossíntese dos ácidos graxos com o complexo multienzimático ácido graxo sintase, super importante para o entendimento do metabolismo de lipídeos.
Banner apresentado por Jean Paiva

    Introduzi minha apresentação com ácidos graxos essenciais: ômega 3 e 6. Expliquei o que eram e como desempenhavam suas respectivas funções no organismo humano de diversas formas como regulação metabólica, ação nos tecidos, transporte de oxigênio...Também explicitei os benefícios e malefícios da ingestão incorreta dessas gorduras. 
    Passei em diante e expliquei suas estruturas e nomenclaturas químicas: ácido linoleico e a-linolênico. Aproveitei que entrei nesse contexto mais bioquímico e liguei os ácidos à síntese dos Eicosanóides, os hormônios mediadores inflamatórios originados, principalmente, do ácido araquidônico. Expliquei sua gama de funções no organismo humano e no final evidenciei um desbalanceamento da ingestão inadequada de ômegas devida a dieta moderna.
    Assim, entrei no contexto da Gordura Trans, a tão mal falada gordura que assombra nossa saúde. Estrutura, processo de formação por meio da hidrogenação e maleficios ao organismo foi os principais pontos abordados por mim. Citei algumas curiosidades da proibição dessa gordura pelo mundo.
Finalizei apresentando uma pesquisa feita com a ingestão de ácidos graxos e o desenvolvimento mental de crianças e mostrando nas imagens alimentos em que todas as gorduras faladas então presentes.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário