Tecnologia do Blogger.
RSS

Produzido por estudantes de nutrição da Universidade de Brasília, esse blog viabilizará informações diversificadas a respeito de uma molécula que saiu dos livros de Química e acabou caindo na boca do povo: O Colesterol.

Seminário e Conteúdo

BIOQUÍMICA DO COLESTEROL


Clique na imagem para ampliá-la.


   No banner de Bioquímica do colesterol, iniciamos a explicação com o que é essa molécula, incluindo sua estrutura, característica de um lipídio esteróide (possui o anel tetracíclico) e que possui caráter anfipático, com o grupamento hidroxila sendo a porção apolar e o núcleo esteroídico e a cadeia lateral da molécula, as porções polares. Seguimos com as fontes das quais podem ser proveniente esse lipídio: da alimentação, quando fonte exógena, e da síntese pelo fígado, intestino e glândulas secretoras de hormônios esteróides, quando a fonte é endógena. Foi abordada a importância do colesterol para o organismo, como exemplo, na função estrutural como constituinte das membranas celulares e da bainha de mielina envolta no axônio.
Sobre seu metabolismo, explicamos como ocorre o transporte do colesterol nos tecidos, através das lipoproteínas plasmáticas, e sua distribuição pelo corpo. A biossíntese do colesterol também foi abordada, momento em que explicamos a ‘montagem’ da molécula e a importante regulação dessa síntese pelo organismo, envolvendo mecanismos como a regulação hormonal e a inibição por retroalimentação.
Ressaltamos a forma de excreção do colesterol, que por não ter o núcleo esteroídico degradado, é lançado na bile como sais biliares ou como próprio colesterol, para digestão de lipídios no intestino e após, ser reciclado ou excretado.
 Finalizando a apresentação, comentamos a importância do colesterol na formação de outros compostos, como os hormônios esteróidicos e sais biliares.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário