Tecnologia do Blogger.
RSS

Produzido por estudantes de nutrição da Universidade de Brasília, esse blog viabilizará informações diversificadas a respeito de uma molécula que saiu dos livros de Química e acabou caindo na boca do povo: O Colesterol.

Curiosidade da Semana !

   Óleo de palma nos alimentos industrializados


O óleo de palma está em substituição da gordura trans em alimentos industrializados desde de julho de 2006. Ele tem propriedades semelhantes à gordura trans quanto ao aumento da validade, da consistência e da conservação do sabor dos alimentos. 

Assim como a gordura trans, o óleo de palma é capaz de estar no estado sólido à temperatura ambiente e sem a necessidade de hidrogenação. Apesar de haver diversas críticas de nutricionistas quanto a esse óleo por ele ser menos nocivo que a gordura trans, essa foi uma das poucas soluções encontradas. Existem outros óleos mais saudáveis como o de oliva e de canola com menos gordura saturada, porém, são líquidos o que torna o processo mais trabalhoso e caro.




dados de 2006

"Um estudo publicado na Revista Americana de Nutrição Clínica avaliou os efeitos de diferentes tipos de óleo nos índices de colesterol – o de palma, o de soja parcialmente hidrogenado e o de canola. Voluntários foram divididos em três grupos. Durante 35 dias, cada um deles consumiu exclusivamente um deles. Ao final, notou-se uma diferença significativa entre as medições de colesterol dos participantes que consumiram os óleos de palma e de soja: os níveis de LDL (o colesterol ruim) estavam 18% e 16% mais altos, respectivamente, em comparação com os do grupo que só consumiu óleo de canola. "Isso nos mostra que só retirar a trans, sem reduzir a quantidade de gordura saturada, não produz resultados positivos à saúde cardiovascular", escreveu a pesquisadora Alice Lichtenstein, professora de ciência da nutrição da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, e uma das autoras do estudo. O consumo de gordura saturada não deve ultrapassar 7% do total de calorias ingeridas diariamente – o que representa 19,4 gramas, numa dieta de 2.500 calorias."(Fonte)


Estamos em um processo lento de remoção da gordura trans dos nossos alimentos, mas os estudos não param. Estamos ansiosos pelo dia em que seja encontrado algo pra acabar de vez com o uso dessa gordura tão prejudicial. Por isso, continuem se alimentando bem, evitando o consumo de gordura trans e semelhantes, seguindo as dicas do nosso blog, bem como, dos blogs sobre assuntos relacionados. ;]


Fontes: 1 2

postado por Jean Paiva


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário