Tecnologia do Blogger.
RSS

Produzido por estudantes de nutrição da Universidade de Brasília, esse blog viabilizará informações diversificadas a respeito de uma molécula que saiu dos livros de Química e acabou caindo na boca do povo: O Colesterol.

Descoberta forma mais danosa de LDL.

Já sabemos que o LDL, quando em altos níveis, é prejudicial à saúde do organismo, uma vez que sua função básica é distribuir colesterol aos tecidos e este, em grandes quantidades, é fator de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
 A postagem de hoje é sobre a descoberta de uma forma de LDL bastante prejudicial. Essa molécula, chamada de Mgmin-low-density lipoprotein, pode ser unida a carboidratos ou derivados dele, e quando isso acontece, há uma mudança na estrutura do LDL que resulta na maior aderência deste às paredes das artérias, quando comparado ao LDL comum. Em conseqüência dessa adesão facilitada aos vasos sanguíneos, ocorre um maior acúmulo de gordura, aumentando o risco de desencadear o processo inflamatório que resulta nas placas ateroscleróticas.
 Em casos de pessoas portadoras de diabetes, há a hipótese de que esse colesterol seja um fator que explique a maior tendência destas  a desenvolver uma doença cardiovascular, considerando os elevados níveis glicêmicos e portanto, altas quantidades de derivados de açúcar no sangue que se juntam ao LDL, causando tais condições.


Referência:

                                       Postado por Ana Carolina.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário