Tecnologia do Blogger.
RSS

Produzido por estudantes de nutrição da Universidade de Brasília, esse blog viabilizará informações diversificadas a respeito de uma molécula que saiu dos livros de Química e acabou caindo na boca do povo: O Colesterol.

Vamos entender o colesterol ?

        Em vários lugares é possível ouvir sobre o colesterol alto, e seus respectivos problemas para a saúde. O que leva várias pessoas a pensar que ele só faz mal, o que é um grande erro pois o colesterol é essencial para a vida- está presente no tecido de todos os animais.Ele ajuda em funções  de uma importância sem tamanho no organismo.
             A ingestão de colesterol vindo dos alimentos tem que ser bem controlada pois quanto maior for a ingestão, menor é a quantidade sintetizada pelo fígado, podendo originar várias doenças, como um exemplo delas temos a arteriosclerose. A arteriosclerose é reconhecida pelo acúmulo de colesterol e outras gorduras no interior da parede de uma artéria.
       O transporte do colesterol é feito pelas lipoproteínas LDL (lipoproteína de baixa densidade) e HDL(lipoproteína de alta densidade), que são formadas quando o colesterol se junta a proteínas e outros lipídeos para conseguir se transportar da circulação do fígado para os tecidos.
            A já citada arteriosclerose é originada pela lipoproteína LDL, que é a prejudicial para o ser humano, pois quando em excesso ela se acumula nas artérias, estas partículas podem se depositar nos vasos sanguíneos causando inflamação e entupimentos na circulação. Já a HDL é a que faz bem para o nosso organismo, já que esta lipoproteína remove as gorduras que ficam acumuladas nos vasos, a pessoa que tem uma boa quantidade da lipoproteína  HDL no organismo, consegue ter um menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
            O colesterol só é encontrado em produtos de origem animal. A grande quantidade de gordura saturada no organismo também é responsável pelo aumento de colesterol no sangue. Ela é encontrada em alimentos como carnes com muita gordura e leite integral.
            As fibras atuam diminuindo a absorção da gordura no intestino, assim, conseguem diminuir os níveis de colesterol no sangue. Elas são encontradas em frutas, vegetais crus, cereais, aveia, leguminosas.

Fontes: 1-2 
   
                                                                                             Postado por Ingridy Luana

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário