Em vários lugares é possível ouvir sobre o colesterol alto, e seus respectivos problemas para a saúde. O que leva várias pessoas a pensar que ele só faz mal, o que é um grande erro pois o colesterol é essencial para a vida- está presente no tecido de todos os animais.Ele ajuda em funções de uma importância sem tamanho no organismo.
A ingestão de colesterol vindo dos alimentos tem que ser bem controlada pois quanto maior for a ingestão, menor é a quantidade sintetizada pelo fígado, podendo originar várias doenças, como um exemplo delas temos a arteriosclerose. A arteriosclerose é reconhecida pelo acúmulo de colesterol e outras gorduras no interior da parede de uma artéria.
O transporte do colesterol é feito pelas lipoproteínas LDL (lipoproteína de baixa densidade) e HDL(lipoproteína de alta densidade), que são formadas quando o colesterol se junta a proteínas e outros lipídeos para conseguir se transportar da circulação do fígado para os tecidos.
A já citada arteriosclerose é originada pela lipoproteína LDL, que é a prejudicial para o ser humano, pois quando em excesso ela se acumula nas artérias, estas partículas podem se depositar nos vasos sanguíneos causando inflamação e entupimentos na circulação. Já a HDL é a que faz bem para o nosso organismo, já que esta lipoproteína remove as gorduras que ficam acumuladas nos vasos, a pessoa que tem uma boa quantidade da lipoproteína HDL no organismo, consegue ter um menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
O colesterol só é encontrado em produtos de origem animal. A grande quantidade de gordura saturada no organismo também é responsável pelo aumento de colesterol no sangue. Ela é encontrada em alimentos como carnes com muita gordura e leite integral.
As fibras atuam diminuindo a absorção da gordura no intestino, assim, conseguem diminuir os níveis de colesterol no sangue. Elas são encontradas em frutas, vegetais crus, cereais, aveia, leguminosas.
0 comentários:
Postar um comentário