Tecnologia do Blogger.
RSS

Produzido por estudantes de nutrição da Universidade de Brasília, esse blog viabilizará informações diversificadas a respeito de uma molécula que saiu dos livros de Química e acabou caindo na boca do povo: O Colesterol.

Encerramento do blog.

     Então galera, estamos chegando no fim do semestre e com isso finalizando nosso trabalho no blog. Esperamos que as informações aqui contidas tenham sido úteis e que de alguma forma, ajude aos leitores. O blog termina aqui, mas a busca e prevenção pela saúde e conhecimento não, é importante manter-se atualizado sempre. Para a nossa despedida, uma foto para conhecerem quem postava as informações no blog Bioquímica das Gorduras do segundo semestre de 2011:



Richard Cippollini, Ingridy Luana, Jean Paiva, Bruna Pedrosa, Ana Abecassis e  a nossa tutora Thais Muniz.

     É importante agradecer a oportunidade de construir o blog através da matéria Bioquímica e Biofísica, porém enfatizar a ajuda que a tutora nos deu, nos auxiliando e permitindo que fizéssemos um bom trabalho e claro, a todas as pessoas que compartilharam ao longo do tempo, das informações. Um grande abraço a todos e estaremos na UnB, sempre tentando construir um futuro cheio de bons profissionais.

                                                    Obrigado.


  

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Fibratos

Para o tratamento de algumas doenças cardiovasculares e até mesmo para a sua prevenção, são administrados alguns medicamentos. Mas vale ressaltar que os medicamentos não fornecem a devida eficácia quando o estilo de vida do paciente não é saudável, ou seja, quando este leva uma vida sedentária, com muita ingestão de alimentos ricos em gordura, fuma ou bebe dentre outros fatores.
O medicamento de que venho falar chama-se fibratos, derivado do ácido fíbrico atua através das PPARα que apresentam efeito lipídico e também promovem a prevenção da inflamação da atereogênese atuando nas das células do endotélio, impedindo assim a formação de placas de gordura que podem gerar a aterosclerose. Ocorre então a inibição de interleucina – 6, cicloxigenase-2 e dos genes das prostaglandinas.
Como esse medicamento pode nos ajudar com as doenças cardiovasculares?
Um dos efeitos desse medicamento é a diminuição das proteínas que se encontram em fase aguda, do PCR e do fibrinogênio, que influenciam na promoção desse tipo de doença. Gera ainda um aumento da betaoxidação hepática dos ácidos graxos, reduzindo então o substrato que promove a síntese de triglicerídeos. Aumentam a concentração de HDL  no sangue devido a síntese das apoliproteinas AI e AII.
Quanto a sua toxidade: são medicamentos seguros e bem tolerados, sendo associado as vezes com as estatinas. Alguns efeitos colaterais apresentados, são: problemas gastrointestinais, secura na pele, diminuição da libido sexual entre outros.


Fonte: 1 - 2
 
                            Postado por Bruna Pedrosa

                                  


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Colesterol x Exercício Físico

As enzimas desempenham um papel muito importante de regulação metabólica no organismo como controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos de nosso organismo. A prática de exercícios pode alterar a produção dessas enzimas que controlam os níveis de gordura do nosso sangue e assim diminuir os níveis dos mesmos.

O benefício da prática de exercício para a diminuição de triglicerídeos e colesterol é saudável para todos, no entanto, em pessoas sedentárias os resultados são mais satisfatórios, pois, uma sessão de exercitação tem o poder de alterar os níveis de triglicerídeos.

O processo bioquímico que envolve a pratica de exercícios e a diminuição do colesterol envolve, essencialmente, diferentes enzimas que desempenham funções distintas.

Uma enzima, denominada lipoproteinolipase, conhecida também como LPL, destrói os triglicerídeos. Encontra-se localizada nas paredes dos vasos sanguíneos e no coração, nos depósitos de gordura e nos músculos. Caso a lipoproteinolipase esteja em níveis reduzidos, o risco de doenças relacionadas ao sistema cardiovascular aumenta.

Outra enzima, mas já em abundância, provoca risco ao coração também. A hepatolipase destrói o colesterol considerado “bom”, o HDL, além de certa parte ao ser destruída, torna se o colesterol “ruim”, o LDL.

Já alecitina colesterolacil transferase (LCAT), captura o colesterol, retirando-o das paredes arteriais



Além dos inúmeros benefícios da atividade física citados em posts anteriores, ela também vai ajudar a manter o equilíbrio de colesterol em nosso corpo.
Este equilíbrio será feito da seguinte maneira: quando praticamos exercício físico há um aumento da circulação sanguínea, ocasionada em maior fluxo sanguíneo nas veias e nas artérias. Como sabemos geralmente problemas cardiovasculares estão associados ao excesso de triglicerídeos e LDL (gorduras) que se instalam nas paredes de nossas artérias.

Com o exercício físico regular e o aumento da circulação sanguínea não haverá riscos para uma possível aterosclerose

 “Em geral, é necessária uma grande quantidade de exercícios para melhorar o nível de colesterol e triglicerídeos. Se for inativo você precisará se exercitar o equivalente a uma corrida ou caminhadas aceleradas semanais de 13 a 16 km (4 km/dia em 4 dias numa semana de 7 dias). Quantos mais quilômetros por semana, maior a queda do colesterol. O efeito do exercício pode ocorrer entre doze semanas e seis meses, ou seja, é um caminho longo, mas muito mais que um tratamento é um novo estilo de vida, muito mais saudável, pois além de diminuir o colesterol a atividade física melhora em muito a saúde.” (http://cyberdiet.terra.com.br/o-colesterol-e-a-atividade-fisica-5-1-4-248.html)

De acordo com pesquisadores o melhor exercício é aquele que vai lhe proporcionar prazer e tudo vai depender da frequência e se você o esta praticando da maneira correta. Mas a corrida por ser um esporte aeróbico vai proporcionar melhoras no sistema cardiorrespiratório.

Aqui estão de acordo com Renato Romani, especialista em medicina do esporte exemplos de exercícios e seus benefícios:

Exemplo de um programa de exercícios

Tipo de exercício
Ginástica aeróbica ou levantamento de pesos (você escolhe!)
A ginástica aeróbia é mais eficaz para aumentar o HDL.
A musculação é mais eficaz para reduzir o LDL.

Intensidade
Entre 75% a 85% da freqüência cardíaca máxima ou do nível 3 e 4 (entre 10) na escala subjetiva de esforço (escala de Borg), para a ginástica aeróbica.
Para musculação, o programa deverá seguir a capacidade do indivíduo

Freqüência
Pelo menos quatro vezes por semana para os aeróbios.
Pelo menos três vezes por semana para os anaeróbios (musculação).


MAS ATENÇÃO!!!!

Lembre-se que antes de qualquer atividade física um profissional da saúde deve ser procurado para que não haja riscos ou lesões durante o exercico.

Fonte: 1 2


postado por Jean Paiva(Colesterol) com a contribuição de Luana Mondadori(Grupo Exercício)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS