Tecnologia do Blogger.
RSS

Produzido por estudantes de nutrição da Universidade de Brasília, esse blog viabilizará informações diversificadas a respeito de uma molécula que saiu dos livros de Química e acabou caindo na boca do povo: O Colesterol.

Curiosidade da Semana!

 Fitoesteról é um análogo ao colesterol.
Já foi citado por aqui que a fonte exógena de colesterol é de origem animal, mas será que alimentos provenientes de fontes vegetais são isentos de substâncias semelhantes a esse lipídio? Pode-se afirmar que não.
 Exercendo funções estruturais análogas ao colesterol nas membranas celulares em tecidos animais, existem os chamados fitoesteróis, que como os esteróis, são diferenciados pela cadeia lateral ligada ao anel tetracíclico (veja imagem ao lado). Alguns exemplos de fitosteróis são os seguintes: beta-sitosterol, campesterol e stigmasterol.

 Presentes em pequenas quantidades nos alimentos como óleos vegetais, nozes e hortaliças, os fitoesteróis têm a capacidade de reduzir a absorção de colesterol total, através de um mecanismo de competição que ocorre no intestino delgado quando, devido à semelhança estrutural entre as moléculas, há uma inibição da absorção do colesterol, o que reduz os níveis de LDL (“mau” colesterol) no sangue.

 Esse benefício ocorre no consumo regular desse lipídio, contudo, a quantidade ingerida diariamente dificilmente atinge o recomendado, podendo ser suprida através de alimentos enriquecidos com os fitoesteróis. Deve-se ter cuidado também quanto ao seu consumo em excesso, pois estudos demonstraram que a alta absorção pode levar a fitoesterolemia, relacionado à risco de doença cardiovascular.


Fontes: 1 - 2 - 3

Tirapegui,J. Nutrição: Fundamentos e aspectos atuais. São Paulo, 2ed.Atheneu, 2006.

Marzzoco, Anita. Bioquímica Básica. Rio de Janeiro, 2ed.Guanabara, 1999.


                                                                                                                                       Postado por Ana Carolina.




   

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

HDL: O que faz essa partícula ser chamada de Bom Colesterol ?

Não é novidade que o bom colesterol  é importante para a proteção de doenças cardiovasculares. Mas por qual razão? E o que é o colesterol bom?

Estrutura da HDL- Sean Davidson.
 A sigla em inglês significa lipoproteína de alta densidade. "O HDL representa a fracção de colesterol que circula na corrente sanguínea ligado às liproteinas plasmáticas de alta densidade", no qual são responsáveis pelo transporte do colesterol em excesso, da corrente sanguínea para o fígado, onde é catabolizado, ou seja, a missão dessa partícula ( O HDL ) é navegar pela circulação sanguínea em busca do colesterol abandonado pelo colesterol ruim, o LDL. O Que difere essa segunda do bom colesterol, é que o colesterol ligado a lipoproteína de baixa densidade é transportado do fígado para a corrente sanguínea.

Isso já responde nossas perguntas, não é mesmo? É simples pessoal!
Em resumo, a razão do HDL ser chamado de bom colesterol são suas funções de retirar o colesterol do sangue e levar ao fígado. Assim, diminui o colesterol das artérias e consequentemente as doenças cardiovasculares.

E para acentuar essa resposta, vamos recorrer a um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Cincinnatin, no qual detalha essa lipoproteína em nível molecular. 
O estudo consistiu em analisar a HDL isolado em plasma sanguíneo, os pesquisadores descobriram que uma proteína específica do “colesterol bom” chamada apolipoproteína A-I (imagem) provavelmente é responsável por seus benefícios à saúde. A superfície da HDL é majoritariamente ocupada por essa proteína, o que  influencia na interação com outras moléculas. Outra descoberta interessante foi a modificação estrutural da HDL, na qual se dobra , melhor adaptando-se para absorver mais gordura, interessante né pessoal?

Apesar da HDL e LDL serem bastante estudadas e estarem constantemente em foco quando se trata de colesterol, a apolipoproteína A-I é pouco conhecida, o que nos leva a crer que muito mais novidades vêm por aí.



Para saber mais sobre o assunto e tirar dúvidas frequentes, você pode ler a entrevista com Dr. Protásio Lemos da Luz. Ele é médico cardiologista, professor e pesquisador. Dirige a Unidade de Aterosclerose do  Instituto do Coração da Universidade de São Paulo. A entrevista foi realizada por Dráuzio Varella.









Fontes: 1 - 2 - 3 - 4
                                                 Postado por Richard Cippollini






  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS